Apesar da palavra Terapia ser um termo comum e muito utilizado nas últimas décadas, seu significado real ainda é desconhecido por muitas pessoas.
A palavra terapia deriva do grego therapeia, que significa cura ou tratamento.
Muitas pessoas entendem que somente o tratamento que utiliza a psicologia é chamado de terapia. Entretanto, existem muitos outros tipos de instrumentos disponíveis hoje em dia e, em geral, utilizam uma filosofia naturalista e humanista em sua abordagem. O importante para essas terapias é tratar da pessoa como um todo e buscar a causa real ou a origem de suas enfermidades sejam elas físicas, psíquicas ou emocionais.
O termo holístico (holos do grego total, integral, completo) foi associado às terapias para designar todo instrumento terapêutico que visa o reequilíbrio do ser como um todo.
A abordagem holística considera que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada indivíduo formam um sistema integrado que deve ser levado em consideração no momento da consulta e do tratamento. Neste tipo de abordagem o que importa é a descobrir a causa e a origem que gerou o distúrbio, seja ele físico, mental ou emocional.
Por que buscar o apoio das terapias?
Antigamente as pessoas entendiam que a saúde estava atrelada ao modus vivendi e por isso buscavam naturalmente sua cura através de métodos que a própria natureza lhes oferecia.
Era mais fácil entender isso quando a natureza era vista como aliada à vida humana e dela se retiravam todos os subsídios para a própria saúde. Com o passar dos tempos e com o avanço tecnológico, o afastamento de uma vida mais natural foi se tornando cada vez mais comum.
Buscar o apoio das terapias é fundamental para a reconquista do verdadeiro significado do que seja saúde, bem-estar e qualidade de vida.
As terapias são, na realidade, um complemento necessário que facilita a manutenção da saúde. Longe de utilizarem métodos agressivos e que possam trazer efeitos indesejáveis, as terapias naturalistas possibilitam ao corpo utilizar sua própria energia vital para o restabelecimento da saúde em geral.
Por isso, as pessoas não deveriam buscar o apoio terapêutico apenas quando algum problema surge ou quando a saúde já está comprometida.
O investimento para a manutenção da saúde ainda é algo que muitas pessoas têm dificuldade de entender. Apesar de investirem sempre pensando na doença ou quando ela já se instalou.
Buscar informações sobre os vários métodos terapêuticos é a primeira atitude que devemos ter se desejamos mudar nossa postura perante nossos hábitos e modelos inadequados.
Segue abaixo algumas considerações sobre alguns métodos terapêuticos e como eles podem nos ajudar.
AROMATERAPIA | AROMA = Odor
Sistema Terapêutico que utiliza óleos essenciais concentrados extraídos de plantas aromáticas. Atuam no corpo, restaurando o equilíbrio físico, mental e emocional. Os óleos essenciais verdadeiros têm propriedades imunoestimulantes e podem ser antissépticos, hormonais, tônicos, expectorantes, afrodisíacos, sedativos ou estimulantes; combatem vírus, bactérias, fungos, etc.
FITOTERAPIA | FITO = Planta
Sistema Terapêutico que utiliza a raiz, o caule, a folha, o fruto, a semente e a flor de diversas plantas medicinais para a cura de diversas doenças.
HOMEOPATIA | HOMEO = semelhante + PATIA = doença
Sistema Terapêutico que utiliza variados elementos da natureza para a preparação de seus medicamentos. São preparados através de diluição e dinamização e em potências cada vez mais altas. Utiliza-se apenas da energia dos elementos. Seu tratamento se dá pela Lei dos Semelhantes ou Lei das Similitudes. Os medicamentos homeopáticos descrevem características semelhantes ao que a pessoa está sentindo e trata o indivíduo física, psíquica e mentalmente.
ESSÊNCIAS FLORAIS
As Essências Florais possuem um conteúdo energético vibracional, ou seja, não há a utilização da planta em si em sua preparação e a forma de produzi-las difere das outras formas citadas acima. São essências de uso oral, e dependendo do tipo tem uma forma específica de atuação.
ADVERTÊNCIA
Todo e qualquer tratamento holístico deve ser acompanhado por um profissional. O conteúdo desta página é apenas informativo, por isso busque um especialista, caso deseje utilizar um desses tratamentos.