Ter consciência do próprio corpo e de seu funcionamento nos faz ficar mais alertas àquelas pequenas dores ou indisposições que podemos ter e que podem nos mostrar problemas futuros.
Muito pouco se faz para entender a causa de determinados desconfortos como um torcicolo ou um enrijecimento muscular, dores que parecem irrelevantes, mas que, na realidade, podem ser um sinal de alerta.
É fato que as pessoas tendem a dar sempre mais valor às questões materiais e responsabilidades cotidianas, esquecendo-se de que têm um corpo que também precisa de atenção e cuidados. Assim, muitas pessoas deixam de cuidar de si mesmas com a justificativa de que possuem outros afazeres, acabando por protelar a própria possibilidade de cura, muitas vezes ainda no início do que pode se tornar um grande problema para elas.
Uma das observações que faço é que, se as pessoas estão doentes do corpo físico, elas precisam entender que o corpo físico é apenas o reflexo concreto de outros níveis que compõe a realidade humana. Ora somos corpo físico, ora mental, ora emocional e espiritual. Somos tudo isso ao mesmo tempo e muitas vezes só olhamos para o físico sem observá-lo – sem enxergar seus sinais. Isso quer dizer que, se estamos felizes, tudo ao nosso redor reflete essa felicidade, mas, se, por outro lado alguma tristeza, dor, melancolia ou pesar nos abate, com certeza tudo será o reflexo daquilo que sou, pensamos.
O mundo irá se apresentar, para nós, de uma forma mais sombria. Portanto, o que eu realmente considero é que buscar essa consciência corporal é algo vital para que possamos permanecer saudáveis.
Tudo que entra, não só pela boca, mas pelos nossos cinco sentidos, determina como nossa vida está no momento. Se pararmos para avaliar o que estamos oferecendo ao nosso corpo, refletindo sobre suas necessidades prioritárias, estaremos automaticamente buscando saúde.
O Reiki, como filosofia ou prática diária, ensina-nos que nosso corpo precisa de manutenção diária para o alívio dos estímulos de estresse em excesso que recebemos todos os dias. Esses estímulos, vindos de variadas formas, na maioria das vezes, são prejudiciais ao nosso organismo como um todo.
Quando recebemos o tratamento com a energia Universal Reiki, nosso corpo se encarrega de utilizar essa energia através de nossos próprios mecanismos e busca a própria harmonização através de nossa energia vital. Posso estar aplicando Reiki na cabeça de uma pessoa e ela manifestar uma dor em outro ponto qualquer do corpo. Se observarmos bem em que área essa energia estagnada está se manifestando, podemos decifrar várias mensagens que o corpo está tentando nos passar.
A proposta principal do tratamento terapêutico com o Reiki é o reequilíbrio do corpo como um todo, por meio da ativação de nossa energia vital e de transformações que tangem esse processo. A consciência corporal traz a possibilidade da cura na medida que nos ensina e nos mostra, através de nosso próprio corpo, padrões cristalizados de pensamentos, emoções e estados psíquicos, que geram no corpo físico ou psíquico disfunções e enfermidades.
A reeducação por meio do tratamento com Reiki é um caminho seguro e eficaz de nos curarmos de forma efetiva e, na mesma medida, encontrarmos a verdadeira origem de nossos conflitos e resolvê-los, para que então possamos continuar com nossa caminhada de uma forma mais tranquila e saudável.
E você, em algum momento de sua vida já se sentiu assim? Teve algum sintoma que identificou com alguma emoção que estava atrapalhando sua vida?
Comente abaixo, compartilhe seu depoimento!