Somos como as borboletas: precisamos de um tempo para amadurecermos antes de voarmos livremente. Esse processo nem sempre chega cedo em nossas vidas pelo simples fato de que crescimento e amadurecimento andam juntos. Não há como adiantarmos o passo e nem acelerarmos a roda da vida. Tudo vem a seu tempo, não é mesmo?
Mas em que momento teremos a consciência de que se não fizermos do autoconhecimento nosso guia, não poderemos vencer nossos desafios?
Boa pergunta que se responde com outra. Como saber se estamos realmente no caminho do autoconhecimento?
Uma resposta seria: quando você notar que sua resistência já não é a mesma e que você começa a aceitar que todas as opiniões alheias já não o afetam tanto. Daí, quando decidirmos baixar as armas e parar de reagirmos tão exageradamente aos fatos, já teremos dado um passo à frente.
O autoconhecimento pode nascer a partir de nós mesmos por meio de nossas experiências diárias ou através de leituras que promovam nosso crescimento e enriquecimento pessoais.
Muitas são as formas, e a que mais me ajudaram foram as leituras, cursos, workshops que incitavam o conhecimento de meu corpo como um todo, seu funcionamento, as parcelas físicas, espirituais e emocionais.
As próprias terapias, diversas delas, me levaram a um movimento interno muito importante que me fez refletir sobre a vida, a natureza e tanto outros temas.
O primeiro passo importante é quando aceitamos nossas dificuldades como ensinamentos e deixamos o papel de vítimas de lado.
Logo depois a isso, percebemos as mudanças e com elas as possibilidades de encontrarmos novos caminhos.
Acredite, quanto mais você se autoconhece, mais forte você se torna para dar mais um passo adiante. E, a cada passo, mais e mais possibilidades vão nos fortalecendo como pessoa.
Uma das coisas que senti foi uma alegria imensa em meu coração entender que tudo era possível desde que eu aceitasse, baixando minhas armas.
É só uma questão de tempo e tudo ficará mais fácil, porque uma vez que você abra suas portas, as respostas vêm sem nenhum esforço. Daí, a lei das facilidades toma conta de sua vida e você se percebemos unido por um laço muito forte que o liberta de todas as suas limitações.
E você, já deu início ao seu processo de libertação?