Temos que admitir, este foi um ano que exigiu muito de nós: muita paciência, muita calma, muita tolerância, muita diplomacia e, principalmente, muita compaixão com nossos semelhantes. Fomos desafiados a enfrentar nossos medos mais profundos, nossas fraquezas, nossas fragilidades e nossas sombras interiores.
Claro, ainda estamos nesse processo e reescrevendo nossa história pessoal a cada instante, com mais e mais desafios surgindo a cada dia. Mas, vamos dar uma parada estratégica para refletirmos o quanto temos aprendido com tudo isso.
Sim, muitas vezes, sair da zona de conforto é angustiante para muitas pessoas e, somente através de situações difíceis, elas conseguem se mover.
Seria muito fácil aceitar as mudanças e seguir o fluxo sem ser forçado para tal, mas nem tudo é perfeito, não é mesmo?
Não sei onde você se encaixa nisso tudo, mas você há de convir, seja de um lado ou do outro, a dificuldade existe. Isso não quer dizer que devemos desistir, muito pelo contrário, observar o momento, observar a sim mesmo, observar suas reações o ajuda a se localizar no meio de todas essas experiências.
Mas, faço mais uma parada para chamar sua atenção para o fato de que mesmo sendo experts em mudanças, não há como fugir do estresse que tudo isso provoca. Isso mesmo, o estresse está em nossas vidas e deveria ser nosso aliado e não nosso inimigo. Mas com toda essa aceleração provocada pela invenção da roda, não há como voltarmos no tempo, não é mesmo?
Mas, porém, todavia… sendo uma profissional da área terapêutica, sinto uma tremenda necessidade de dar minha contribuição nesse momento tão delicado de nossa existência.
Por isso estou aqui. Final de ano, depois de todo o ocorrido, mais do que normal desejar que o ano se vá de vez. E, por mais que isso seja a realidade de muitos, o melhor a fazermos é limpar a casa antes dessa virada. Sim, pôr a casa em ordem para encerrarmos mais um ano, precisamos mais do que isso, de um merecido descanso para podermos avaliar com clareza o quanto o ano nos trouxe de crescimento e amadurecimento pessoais.
O ano de 2020 nos traz um natal e um ano novo bem diferente de todos os anos que vivemos anteriormente e com uma particularidade, estamos todos ainda, até certo ponto, na condição isolamento. E, por mais que desejemos ter um natal com alegrias, temos que admitir que muitas vidas se foram e muitas pessoas ainda não se recuperaram de tais perdas.
Acrescente-se, ainda, o fato de que o final de ano se torna para a maioria uma verdadeira maratona de incansáveis preparativos que incluem gastos, exageros e estresse que se acumulam e são levados para o ano seguinte.
Para podermos nos desvencilhar de padrões negativos que são nocivos e nos impedem de avançarmos a cada ano de nossas vidas, precisamos ser mais observadores do que temos ao nosso redor e de como estamos lidando com tudo que se nos apresenta.
Por isso, seguem algumas dicas dos Florais de Bach que podem ser úteis neste período?
Para o trauma da perda de um ente querido: Star of Bethlehem
Para mágoas que oprimem o coração: Willow
Para a aceitação das mudanças forçadas e readaptação ao momento presente: Walnut
Para os medos ligados à pandemia: de pegar a doença, de perder o emprego, de não conseguir encontrar outro emprego, todos de causa aparente: Mimulus
Para a perda de controle frente as adversidades da vida: Cherry Plum
Para vencer o estresse: Olive
Para todas as situações extremas, choques, traumas, más notícias.
O composto Rescue Remedy
A você, os melhores votos de um Natal Compassivo e um Novo Ano de Energias Renovadas!
Importante: as indicações acima são gerais e podem ser úteis, mas não substituem a orientação de um profissional da área da saúde, caso seja necessário.