Você nunca se deparou com uma tremenda falta de ânimo ou preguiça em meio a uma tarefa importante que precisava ser finalizada? E mais ainda, você acabou buscando outras atividades para se distrair, quando na verdade estava deixando de cumprir com suas obrigações.
A procrastinação tem sido um tema muito comentado ultimamente e, não é para menos, afinal em meio a tantas distrações, protelar acaba sendo algo muito convidativo.
O que é a procrastinação?
A procrastinação é o ato de adiar, postergar ou deixar para depois uma ação, uma tarefa, um compromisso ou uma atividade. Na maioria das vezes, a pessoa coloca outras atividades em seu lugar, distraindo-se e deixando o que há para ser feito para outro momento.
O que podemos observar, é que a procrastinação ocorre com mais frequência quando a atividade a ser feita não é das mais atrativas, daí fica difícil para a pessoa conseguir ânimo e motivação para cumprir com suas obrigações.
Em outros casos, entretanto, mesmo que a pessoa goste do que faz, a sobrecarga ou o estresse diário também podem ser os causadores da procrastinação.
Arrisco dizer que em outros casos, a procrastinação tem raízes mais profundas e estão relacionadas não só a fatores externos, mas também, a fatores internos, muitas vezes inconscientes.
Seja qual for o seu caso, é importante observar as razões que o levam a procrastinar, pois uma repetição desse padrão pode levar a um círculo vicioso e gerar sentimentos indesejáveis como a culpa, a frustração, a ansiedade, a insegurança etc.
Elementos importantes presentes na procrastinação
Tanto as tarefas de baixo valor quanto a expectativa de dificuldade são elementos que estão presentes na procrastinação. Por isso, é importante agregar algum valor às tarefas que precisam ser cumpridas, independente de gostarmos delas ou não.
Por exemplo, agregarmos a sensação de organização e dever cumprido. Isso facilita muito e evita que a procrastinação nos pegue de cheio.
Quanto às tarefas de exigem mais de nós, o importante é não aumentarmos a dificuldade mais do que já existe, pois a mente entenderá que é cansativa e lhe “salvará“, por meio de uma preguiça extra ou de um cansaço inesperado.
Portanto, fique de olho nesses dois elementos e tire de letra na hora que a procrastinação bater à sua porta.
Como vencer a sua procrastinação?
Algumas medidas práticas também devem ser usadas como forma de vencer a sua tendência a adiar suas tarefas. Veja como é possível vencê-las de forma prática.
- Priorize suas tarefas e faça logo pela manhã as mais “chatas” e “enfadonhas”.
Assim você terá o restante do dia para se dedicar àquelas mais importantes.
- Divida as tarefas mais complexas em pequenas partes para dar senso de cumprimento e sensação de dever cumprido.
- Atribua uma recompensa para cada tarefa conquistada, que pode ser um elogio para si mesmo, uma xícara de chá, um descanso de 5 minutos etc.
- Faça um pouco todos os dias e não se estresse fazendo muito e parando só depois que está exausto.
- Observe os limites do seu corpo e o respeite, pois, o descanso é necessário em qualquer tarefa que exija mais de você.
Lembre-se de que se você der o sabor da realização para o seu cérebro, ele te ajudará a encontrar caminhos para a realização de todas as tarefas que você necessita realizar.