O momento atual é bem apropriado para tocarmos no tema medo, justamente porque todos, sem exceção, estão sendo testados em sua capacidade de enfrentar seus medos e de forma bem intensa.
Todos sabem muito bem que a pandemia está trazendo muitas situações inusitadas e que muitas pessoas estão sofrendo muito com isso, cada qual a sua maneira e proporção. Contudo, se observarmos bem, algumas estão passando pelas situações e enfrentando seus desafios de uma maneira mais proativa, buscando soluções e viabilizações para suas vidas.
Observo que, mesmo que muitas coisas estejam sendo tiradas de seu poder, elas conseguem buscar outras formas de lidar com tais situações e seguirem com a vida, dando um passo após o outro, sem lamúrias e vitimismo.
Sabemos muito bem que a humanidade, de tempos em tempos, passa por processos que exigem transformação e sabedoria para lidar com os reveses e contratempos.
Nesses momentos, uns saberão lidar com isso de forma flexível, outros de forma abrupta, rígida e sofrível. São nesses momentos que a vida nos oferece a chance de desenvolvermos o nosso poder de aceitarmos o novo e nos desapegarmos do que já não mais têm razão de ser. Se isso não acontece, o sofrimento se torna maior e os nossos medos vêm à tona de forma muito intensa para nos ensinar que ele só pode nos ajudar se nós nos ajudarmos em primeiro lugar.
Por isso, a utilização dos Florais de Bach, nesse momento tão turbulento, pode facilitar o enfrentamento de nossos medos, que nos atemorizam e até nos paralisam.
Dr. Bach descreveu 5 tipos de medos e seus respectivos florais para nos ajudar no enfrentamento desses medos de forma mais saudável, harmoniosa e segura.
É importante observar e aceitar os medos que você está sentindo, sem negá-los para que você possa dissolvê-los de forma mais apropriada.
Alguns medos são reais, palpáveis, pois estão ligados à nossa realidade diária e aos compromissos e obrigações que precisamos cumprir. Outros, entretanto, podem estar em um nível inconsciente que não podemos enxergar, mas que sabemos que existem. Esses últimos são os mais desafiadores, pois se encontram em nosso inconsciente e estão ligados a vivências dolorosas de nossa infância ou até a traumas que não mais desejamos enfrentar.
No artigo Conheça os Tipos de Medo e Aprenda como Lidar com o Seu, você poderá conhecer os 5 tipos de medos e descobrir qual o floral mais adequado para cada caso.
Em caso de dúvida, deixe seu comentário!