Quem, nos dias de hoje, não se sente inerte frente a uma agenda repleta de afazeres sem poder cumpri-los à risca? A sensação de impotência é tão generalizada que até as crianças e adolescentes não escapam. Dá-se um jeitinho de vê-los ocupados e assim os pais abarrotam também a agenda de seus filhos, levando-os à exaustão desde cedo em suas vidas.
Até onde vamos com toda essa aceleração?
Paciência, cortesia e tolerância não tem vez nesse mundo onde todos querem ser os primeiros sempre. Se indagarmos quantas pessoas sentem ansiedade nos dias de hoje, poderemos notar que o número é muito grande, para não dizer alarmante.
Ando refletindo sobre a real intenção de toda essa aceleração. Será que é para nos cobrar que sejamos cada vez mais rápidos e apressados ou para nos mostrar o resultado de todas nossas atitudes diárias aceleradas?
Falar de saúde e bem-estar é também falar de ritmo e harmonia. Por isso, é urgente e de grande importância. resgatarmos esse compasso que tanto necessitamos, para que possamos ter uma vida mais saudável.
Lembre-se de que só existe um tempo importante e esse tempo é o agora. O presente é o único momento sobre o qual temos domínio e andarmos acelerado só pode nos distanciar da realidade que temos ao nosso redor, o que raramente notamos ou damos a devida atenção.
EXERCÍCIOS PARA ALERTAR A MENTE
Todos nós podemos respirar de forma mais saudável. Basta que tenhamos total e completo conhecimento de quanto é importante o ato da respiração.
Considerado como nosso primeiro alimento, o ar, quando inalado de forma apropriada, produz uma oxigenação adequada para o cérebro que, por sua vez, o transforma em moléculas que irão facilitar a oxigenação de todo nosso sistema.
O mestre zen vietnamita Thich Nhât Hanh nos ensina um método simples de respiração para alertar nossa mente. Segundo ele, esse exercício, embora relativamente simples, constitui a base sobre a qual tudo mais é construído.
Aproveitemos o momento para aprendermos a cuidar de nosso corpo com mais respeito e carinho.
CONSCIÊNCIA NA POSIÇÃO DO CORPO
Este exercício pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer hora. Comece focalizando a atenção na sua respiração. Respire mais suave e profundamente do que de costume. Conscientize-se da posição do seu corpo; esteja andando, sentado, deitado ou de pé. Esteja consciente de onde está andando, de onde está parado, de onde está deitado ou sentado. Esteja também cônscio do propósito de sua posição. Se não há nenhum propósito na posição em que está, esteja consciente disso.
Fonte: Para viver em Paz